Dissident

Entra a matar, sai a curtir.
 
InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tomatrix
Neophyte
Neophyte
avatar

Número de Mensagens : 282
Idade : 30
Data de inscrição : 18/04/2009

MensagemAssunto: Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?   Sex Jul 24, 2009 7:48 am

Boas pessoal, lembrei-me de uma coisa: existem series de anime e mangá que tem influencias de ficção ocidental. A primeira referencia que reparei foi em dragonballZ, onde descobrimos que o Goku veio de outro planeta que fora destruido á sua partida. Ele chega á Terra numa pequena nave espacial, com poderes sobrenaturais e após a perda de memoria após a sua queda em Bébé, Goku ficou o salvador da Terra por assim dizer. Do que é que eu comparo com a ficção ocidental? Simples, Super-Homem. Super-homem teve uma origem semelhante á de Goku e acabou por tornar-se o super-heroi mais importanteno universo dos comics da DC. Á quem veja Goku, o equivalente a Super-Homem em mangá. Outra influencia, desta vez em cinema fora a saga dos androides. No futuro do Trunks(Mirai Trunks), a Terra fora arrazada pelos androides e a unica solução fora a viagem no tempo, para que Goku sobreviva e salve a Terra. O que nos pode fazer lembrar a historia de Mirai Trunks? O extreminador implacavel, com ciborgues, viagens no tempo e Futuros apocalipticos.
No caso de Hokuto no ken, podemos ver varias influencias de actores e personalidades ocidentais na aparencia de personagens lol. O Kenshiro parece-se com o cruzamento do MadMax (Mel Gibson) com Bruce Lee, chegando a parecer o Stallone em "Cobra o braço da lei" quando meteu uns oculos escuros em Hokuto no ken 2, e quando tinha barba no primeiro filme animado, ele parecia o Chuck Norris. Não faltou vilões que se pareciam com: o Ivan Drago de Rocky 4 (Falco) ou mesmo um Freddie Mercury em esteroides XD.
E o que já acharam do que já viram?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Zanon
MiniLuv
MiniLuv
avatar

Número de Mensagens : 1451
Idade : 27
Localização : In a Cave
Data de inscrição : 16/03/2009

MensagemAssunto: Re: Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?   Sex Jul 24, 2009 8:02 am

Epah, eu postei por ai uma cena de um anime no japao ter a Universidade de Coimbra lá XD

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://dissident-forum.forum-livre.com
Sorata
MiniPax
MiniPax
avatar

Número de Mensagens : 388
Idade : 31
Localização : Suzuran High
Data de inscrição : 29/03/2009

MensagemAssunto: Re: Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?   Sex Jul 24, 2009 9:37 am

Quando li o manga do Hokuto no Ken, o mangaka admitiu mesmo que o Kenshiro é baseado no Bruce Lee e que o mundo de Hokuto no Ken é baseado no mesmo de Mad Max, isto é mesmo um facto.
O Kenshiro é a reencarnação do Bruce Lee num mundo pós-apocalíptico lol.

Existem várias referências nos mangas japoneses à cultura ocidental, mas o contrário também pode ser visto.

Isto é só a minha opinião e não tem qualquer base de verdade absoluta, mas eu tal como muitos fãs de Ashita no Joe acham que o plot do filme Rocky foi copiado do manga Ashita no Joe(Tomorrow´s Joe ou Rocky Joe no ocidente).
O Stallone era um "actor" desconhecido sem qualquer experiência de cinema(pornografia não conta lol) e um dia assim do nada cria o script do filme Rocky, entregou-o a várias produtoras mas sempre com a condição de que ele seria o protagonista, e o filme foi produzido, foi um grande box office, ganhou imensos prémios e até Oscáres incluindo o de melhor filme.
Depois as sequelas foram igualmente box offices mas a nível de plot não se comparavam com o primeiro o que me leva a duvidar que a mesma pessoa que "inventou" o plot do primeiro filme tenha sido a mesma pessoa que criou os plots dos outros filmes(se bem que o último, Rocky Balboa, também teve o seu quê de qualidade), neste caso o próprio Silvester Stallone, e se virmos todos os filmes em que Stallone esteve envolvido na sua carreira nunca mais teve sequer perto da qualidade de um filme como o primeiro Rocky. Ou seja o Stallone sem experiência foi capaz de criar uma pérola como o primeiro Rocky mas o Stallone com décadas de cinema criou uma porcaria como o Rocky 4 ou o 5...estranho... confused
Agora vamos a factos mais concretos, a história e os personagens; o Rocky é igualzinho sem tirar nem por ao Joe, se bem que o Joe tem uma natureza mais selvagem e violenta, típico de um shonen dos anos 70, mas o core dos personagens é o mesmo:
- gajo violento sem objectivo na vida
- grande talento para o desporto(neste caso boxe) mas não se querem dar ao trabalho
- órfãos, revoltados com a sociedade e com os seus integrantes por terem sido abandonados
E depois os personagens secundários são muito parecidos, o treinador que anda frustrado com o mundo do boxe porque nenhum boxer é capaz de seguir os seus rígidos treinos ou não querem treinar no seu ginásio porque é pobre e está a cair de podre; a rapariga toda do peace in love que acaba por se envolver com um homem selvagem e sem cultura; o campeão do mundo que é tão confiante nas suas habilidades que nem se importa com os desafiantes até ser confrontado com um "nobody" como Rocky e Joe; o final que acaba em empate mas o campeão vence por pontos, e ambos os personagens atingem os seus objectivos de vida: Rocky provou que tinha garra e que não era um falhado a Adrianne e Joe cumpriu a sua promessa com o seu falecido rival quando antes de morrer consegue ver as cinzas brancas no céu.
A maior diferença é que Joe morre e o Rocky continua para mais uma de muitas sequelas, agora tirem a "americanização" do plot e temos Rocky=Ashita no Joe.

Eu sou grande fã tanto do manga de Ashita no Joe como dos filmes do Rocky por isso a minha opinião pode não ser a mais fiável neste caso, mas quando junto todos os pontos que expliquei acima leva-me a querer que tenho razão, é claro que eu não sou Ele por isso nem de perto nem de longe faço da minha opinião um facto universal.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?   Sex Jul 24, 2009 4:28 pm

ya zanon, lembrei me logo disso da universidade xD
Voltar ao Topo Ir em baixo
Layfon
Adeptus Major
Adeptus Major
avatar

Número de Mensagens : 1012
Idade : 27
Data de inscrição : 11/04/2009

MensagemAssunto: Re: Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?   Sab Jul 25, 2009 10:20 am

e o tokio magnitude se kalhar e inspirado em algum filme kk mas komo n vi a anime n posso dizer nada
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Influencias de ficção ocidental em anime e mangá?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Anime Friends 2010
» Anime Friends 2012
» [Tópico 1]Saint Seiya Ω - Novo Anime da série Saint Seiya.
» Anime Friends 2013
» Canais TVI [ TVI Ficção • +TVI • TVI24]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Dissident :: Lazer :: Séries Animadas :: Anime / Manga-
Ir para: