Dissident

Entra a matar, sai a curtir.
 
InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Devilman, de Go Nagai

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tomatrix
Neophyte
Neophyte
avatar

Número de Mensagens : 282
Idade : 30
Data de inscrição : 18/04/2009

MensagemAssunto: Devilman, de Go Nagai   Dom Jan 23, 2011 8:59 am


Bom, eis mais uma review de mangá, desta vez do clássico de terror de Go Nagai, Devilman.

Nome: Devilman

Género: Shonen, Horror, acção, tragédia.

Autor: Go Nagai

Data de publicação: De 11/6/1972 a 24/6/1973

Volumes: 5

Link para ler online: http://www.mangafox.com/manga/devilman/


Sinopse: Devilman conta a história de um jovem chamado Akira Fudo. Akira é uma pessoa gentil, modesta e tímida, recusando a violência, e, devido á morte dos seus pais, ele vive com Miki Makimura, uma amiga de infância de Akira, e a sua família. Um dia, Akira e Miki seguiam o seu caminho em direcção a casa até que são cercados por um bando de delinquentes, até que aparece um jovem com uma caçadeira.

O jovem chama-se Ryo Asuka e é o melhor amigo de Akira. Ele afugenta o bando e chama Akira para ir á sua casa, onde Ryo tem para mostrar a Akira a herança que o seu pai, um Arqueólogo, lhe deixou.


Ryo mostra uma mascara antiga feita de pedra a Akira, pedindo para que ele a meta. Akira vê um mundo onde várias criaturas lutavam entre si. Ryo explica que essa mascara mostra o mundo dos demónios e revela que o seu pai descobriu que os demónios existem, sendo o falecido pai dele, um convertido a demónio, através de um processo de posse, em que aquele que é possuído, funde-se com o demónio (que também contem elementos de outros animais, quase tipo uma mutação). Do nada, vários demónios atacam a casa de Ryo e os dois tem de fugir.

Ryo explica que para derrotar os demónios, é necessário o poder de um demónio, dai que acredita que uma pessoa com um coração puro como o do Akira, se for possuído por um demónio, em vez de se tornar um demónio, tornar-se-á um novo ser com o poder de um demónio mas com o coração e mente humana, um Devilman.

Ryo e Akira decidem então tentar tornar-se o Devilman, tentando atrair os demónios numa discoteca, a que Ryo explica como a Sabbath, ou seja, como festas satanistas. Para completar o “Ritual”, Ryo agride pessoas com uma garrafa partida, espalhando o sangue por todos os cantos. O acto causa a raiva das outras pessoas que agridem Ryo e Akira, até que os demónios aparecem e possuem as pessoas que estavam na discoteca, convertendo-as em monstros (ou seja, em demónios). Akira e Ryo ficam numa fase de perigo até que devido ao terror, Akira é possuído pelo poderoso demónio guerreiro, Amon, e devido ao seu coração puro, ele controla o demónio que se fundiu com ele, que além de lhe dar os seus poderes, dá a Akira uma personalidade mais agressiva e acaba por matar os demónios todos da discoteca.


Será que Akira como Devilman irá proteger a humanidade dos demónios? E será que a Humanidade irá vê-lo como um salvador?


Review: Bom, este é talvez um mangá icónico, sendo uma das obras mais famosas obras do mangaká, Go Nagai, o criador de Mazinger Z e Cutey Honey. É um mangá bem violento e obscuro, mas o que é engraçado é que não são somente os demónios que são assustadores, mas também os seres humanos, que, a uma determinada altura deixam-se dominar pelo medo e partem para executar os suspeitos de serem demónios, numa maneira semelhante á caça às bruxas. Existem várias referências religiosas como o mito de Satanás (que acaba por ser o vilão principal da obra) e o mito do Armagedão. Existe uma serie de anime feita na década de 70 mais “Soft”, com algumas mudanças, como sendo esta menos obscura, com mais comedia e com um final feliz. Na década de 80 foram lançados dois OVAS mais leais ao mangá, sendo o primeiro baseado no primeiro volume do mangá e o segundo no segundo volume e um bocado do terceiro. Em 2000, foi lançado o OVA “Amon, Devilman Armagedon” que começa com eventos trágicos do último capítulo, seguindo um enredo novo, onde Amon assume o controlo do corpo de Akira. Este OVA fora pouco baseado no mangá Spinoff “Amon, the Dark side of the Devilman”.


Em 2004 foi lançado um filme live-action baseado na obra.


Cheguei a ler na internet que Devilman foi uma mensagem anti-guerra criada por Nagai. Dá para se concordar, já que na altura que a humanidade começa a agir contra ela própria devido ao medo, podemos observar como uma reacção semelhante na década de 70 devido ao medo da guerra fria e de armas poderosas como a Bomba atómica e a de Hidrogénio .

A única crítica que dou é: a explicidade da obra, já que pessoas sensíveis poderão desgostar; mas de resto, devido á sua complexidade e reviravoltas no roteiro, Deviman é uma boa leitura para quem gosta de series obscuras como Berserk.

Para terminar, deixo-vos uns videos:


OP da anime da decada de 70


AMV do segundo OVA da decada de 80


AMV do OVA de 2000


AMV do liveaction
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Devilman, de Go Nagai
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Dissident :: Lazer :: Séries Animadas :: Anime / Manga-
Ir para: