Dissident

Entra a matar, sai a curtir.
 
InícioPortalFAQRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Getter robo (anime)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tomatrix
Neophyte
Neophyte
avatar

Número de Mensagens : 282
Idade : 30
Data de inscrição : 18/04/2009

MensagemAssunto: Getter robo (anime)   Seg Jan 31, 2011 2:25 pm

Bom, eis um tópico sobre uma das mais famosas franquias de mechas (neste caso, Super Robots) criada por Ken Ishikawa e Go Nagai: Getter Robo.


Getter Robo fora a primeira serie a transmitir o conceito de robôs combináveis e transformáveis, que levariam a inspirar a criação de series famosas de mechas como Transformers, ou, até mesmo, os mechas dos Super Sentais (também conhecidos como os MEgazords dos Power RAngers). O autor de Gurren LAgann aponta Getter Robo como a sua principal inspiração.

Em Portugal, esta franquia fora conhecida em 2002, quando a Sic Radical lançou a serie de OVAS: Shin Getter Robo Armagedon.


Agora, darei uma breve apresentação á Getter Team. Todas as incarnações de Getter Robo estão divididas em três aviões que se combinam em três formas diferentes, sendo a principal a primeira. Cada uma das três tem uma especialidade em combate: Getter 1 serve para combate aéreo e tem como principais armas de assinatura o Getter Beam, um potente raio de luz, e o Getter Tomahawk, um machado; O getter 2 tem como arma principal um braço broca e serve para combate terrestre, tendo a broca também o propósito de ataque subterrâneo; e a terceira combinação, Getter 3, que serve para combate subaquático está armado com mísseis e armamento bélico mais pesado. Getter 2 é considerada a forma mais veloz do Getter, enquanto que Getter 3 é a que contem as armas mais pesadas (tipo um tanque). Getter 1 é a mais equilibrada. A ordem dos aviões vai diferenciando da combinação (Exemplo: Getter 1: getter machine 1 + Getter machine 2 + Getter machine 3 (com a principal maquina á frente e com o respectivo piloto a ter prioridade no mecha). Existem vários termos utilizados na montagem e do Getter, como no caso da junção: “Change Getter (adicionar numero)! Switch On!”, ou para separar o mecha: “Open Get!”. A separação do Mecha em aviões tem vantagens tácticas na esquiva.


O piloto da primeira nave (a primeira “Getter MAchine”) chama-se Ryoma Nagare. No mangá, Ryoma é um artista marcial, conhecido pela sua personalidade “Hot blooded” e com desejo de combate. Nas series da década de 70, Ryoma teve o mesmo seiyu que o Kenshiro de Hokuto no ken, Akira KAmiya, e a partir dos OVAS da década de 90 á actualidade, Hideo Ishikawa, o seiyu do Itachi de Naruto.


O segundo piloto chama-se Hayato Jin. No mangá, Hayato foi na sua adolescência, um génio e terrorista, mas creio que na versão animada da década 70, mudaram a sua personalidade anti-heróica e meio psicopata em comparação com o mangá (recordando que Getter foi também da autoria de Go Nagai, dai que a mangá ser mais violenta).


Existiram dois terceiros pilotos do Getter, cuja semelhança é o facto de serem gordos. O primeiro, que pilotou o Getter original chamava-se Musashi Tomoe. Musashi foi um perito em Judo e é famoso pelos fãs como o piloto que sacrificou a sua vida para salvar o mundo. Na sequela da década de 70, Getter Robo G, Musashi foi substituído por Benkei Kuruma, um jogador de Baseball. Tanto Benkei como Musashi serviam de personagem cómica no trio. Na última serie de Ovas, “New Getter Robo”, Musashi e Benkei foram convertidos numa só personagem chamada Benkei Musashibou.

Como personagens de apoio, temos o professor Saotome , o criador do Getter Robo e o descobridor dos raios Getter, uma nova energia que fora a responsável pela extinção dos dinossauros e pela evolução do ser humano. Foi ele que juntou os três pilotos do Getter.
O professor tem dois filhos: Michiru, a mais velha que serve por vezes de piloto substituto, e Genki, o mais novo. No mangá, o Professor tinha também um filho mais velho que trabalhava com ele nas suas pesquisas, mas acabou por morrer no primeiro capítulo.

E agora, eis uma cronologia de Getter Robo como anime:

A primeira serie foi lançada de 4 de Abril de 1974 a 18 de Maio de 1975, com a quantia de 51 episódios. Esta serie fora baseada (mas numa versão mais softcore para que seja vista por crianças) do primeiro mangá da franquia, Getter Robo. Esta serie temos a batalha contra os descendentes dos dinossauros : o Império Dinossauro, liderado pelo imperador Gore (também conhecido como Gole). Ao contrário do mangá, nesta serie não temos no final a primeira aparição do Getter sucessor, Getter RObo G, mas mesmo assim, este Getter seria o mecha Principal na sequela com o mesmo nome.



Getter Robo G foi lançada de 15 de Maio de 1975, até, 25 de Março de 1976, com o número de 39 episódios. Nesta serie temos um novo Getter robo chamado Getter Robo G, que é uma versão actualizada do Getter robo, com cada mecha com o seu próprio nome: Getter 1 é chamado de Getter Dragon, Getter 2 é chamado de Getter Lyger e em vez de ser branco, é azul e Getter 3 é chamado de Getter Poseidon. Devido ao sacrifício de Musashi, a Getter team adquire como piloto substituto, Benkei Kuruma e ganham novos inimigos: O Hiakki TEikoku, um clã de demónios Humanóides, liderados por Brai. Tanto Getter Robo G como os novos vilões, tiveram a sua primeira aparição nos últimos volumes do manga original.


De 11 de Fevereiro de 1991 a 27 de Janeiro de 1992, foi lançado uma terceira serie chamada Getter Robo Go. Esta serie foi pouco baseada no mangá “GEtter Robo Go” de KEn Ishikawa, sendo uma das menos populares pelos fãs, já que o anime tornou-se uma espécie de remake da obra original, enquanto que o mangá é uma continuação da serie original. A serie foi infantilizada e o mecha sofreu algumas mudanças. Apesar do insucesso do anime, o mangá é considerado um dos melhores de Ken Ishikawa e várias ideias do mangá foram reaproveitadas nas series de OVAS seguintes.


Em 1998, foi lançada a serie de 13 OVAS “Shin Getter Armageddon”. Esta foi a única serie de GEtter a ser lançada em Portugal. O enredo passa-se num universo alternativo, onde Genki em vez de ser um rapaz, é uma rapariga que se vestia como rapaz, e que mais tarde fora adoptada por Benkei, mudando o seu nome para Kei; o professor Saotome tornou-se um vilão; Temos uma nova Getter Team constituída por Go (shin Getter 1 e Shin Getter dragon), Kei (Shin Getter 2 e Shin getter Lyger) e Gai (Shin getter 3 e Shin getter Poseidon); uma espécie de ETs parasita chamados Invaders; Musashi está vivo até ao terceiro OVA; e existe uma discórdia entre Ryoma e Hayato, por causa de Hayato ter incriminado Ryoma pela morte do professor. Este Ova não só teve a aparição dos dois getter originais da década de 70: Getter Robo e Getter Robo G; temos a estreia em anime do Shin Getter Robo, Mecha que aparece no mangá de Getter Robo Go, e mais tarde , protagoniza um mangá com o mesmo nome. O quarto Mecha a aparecer é o Shin Dragon, o Getter mais poderoso dos OVAS e o principal elemento do enredo.


No ano 2000, foi lançado a serie de 4 Ovas chamada: Shin Getter Robo vs Neo Getter Robo. Esta serie é baseada no enredo do mangá GEtter Robo Go, com um novo Getter chamado NEo Getter que em termos de design, é um cruzamento de Getter Robo Go com Getter Robo G. Antes do primeiro OVA começar, temos um prologo do combate entre o Getter Robo original, somente pilotado por Musashi contra o império Dinossauro, levando ao seu lendário sacrifício. Este prólogo foi semelhante ao mangá.


E por último, foi lançado em 2004 a serie de 13 OVAs chamada New Getter Robo, em que se passa noutro universo alternativo, onde temos um Getter Robo redesenhado; Ryoma e Hayato tem as suas personalidades anti-heróicas do mangá e temos como terceiro piloto, uma mistura dos dois pilotos originais: Benkei Musashibou. Os vilões desta serie são Onis. Esta serie ficou bastante popular pelos fãs por se aproximar do mangá original.


Para terminar, eis uns videos:


Ops de Getter Robo, Getter Robo G e Getter Robo Go


Primeira Op de Shin Getter Armagedon


Op 2 de Shin getter Robo Armagedon


OP de Shin Getter Robo vs Neo Getter Robo


OP de New Getter Robo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Getter robo (anime)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Anime Friends 2010
» Anime Friends 2012
» [Tópico 1]Saint Seiya Ω - Novo Anime da série Saint Seiya.
» Anime Friends 2013
» [Loja] Anime-Island

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Dissident :: Lazer :: Séries Animadas :: Anime / Manga-
Ir para: